Monthly Archives: Fevereiro 2012

Exercicio Fisico e Qualidade de Vida

Todos os dias as pessoas dizem que o ano esta passando cada vez mais rápido, porem não é o ano que passa mais rápido e sim nós que cada vez mais estamos arranjando coisas pra fazer, isso faz com que não se vê o dia, a semana, o mês passar… Ah o mês… Salário no quinto dia útil são tantas contas a pagar que no dia 15 o que se mais deseja é que chegue o quinto dia útil do mês de novo.

A rotina fica tão corrida que ate na hora do descanso você pensa em trabalho.

Dentro dessa rotina ainda temos que fazer um exercício físico, quando? Onde? O que fazer?

Três perguntas muito importantes de se responde:

 

Quando: Tente achar um tempo, hora do almoço, antes e trabalhar, depois do trabalho, divida o seu exercício físico em duas partes pra não ficar muito pesado, use os finais de semana para se exercitar. 

Onde: Hoje em dia é muito fácil achar lugares para se exercitar: clubes, parques, academias, caminhadas na rua, cabe a você escolher o melhor lugar e começar. O aconselhamento profissional, especialmente se você esta começando ou recomeçando a prática de exercícios, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Você pode decidir fazer isso por sua conta, mas os riscos de insucesso são maiores. Lembre-se que estamos tratando do seu bem mais precioso: seu corpo.

Faça um teste. Responda algumas perguntas básicas, criadas por especialistas, que o ajudarão a entender melhor em que nível de condicionamento físico você está e o grau de risco que vai enfrentar ao iniciar a prática de exercícios físicos.

O que fazer: As opções são muitas: caminhadas, exercícios na água, musculação, aulas de ginástica, exercícios de alongamento dentre outras opções.

Porque é tão importante o exercício físico?

É necessário a pratica de um exercício físico porque eles previnem problemas cardíacos e obesidade, além de proporcionarem outros benefícios como maior resistência ao estresse, melhoria na auto-estima e no relacionamento interpessoal, aumento da disposição e estabilidade emocional no trabalho e na vida pessoal.

Tenha uma Qualidade de vida melhor, melhore a auto-estima, o relacionamento interpessoal, resitencia ao estresse , melhore a sua disposição e estabilidade emocional no trabalho e na sua vida pessoal, fazendo um exercício físico do seu agrado.

Portanto : MOVE UP

Texto de Tiago André Bauch

Baseado na Cartilha de Qualidade de Vida e Exercicio da Cia Educacional de 2011

A importância da hidratação Durante a Atividade Fisica

Repor a água que o organismo perde enquanto faz exercícios é um cuidado muito importante para o corpo. É o segredo da hidratação.

Muito calor

Quando você faz exercícios de maneira constante durante uma hora, seu corpo perde mais água do que é capaz de produzir e, se não houver reposição, você se desidrata e prejudica sua saúde. Portanto, é preciso ingerir a água que o seu organismo gasta todas as vezes que você estiver na academia fazendo suas aulas. E mais ainda durante o calor do verão, ou caso a sua prática esportiva aconteça ao ar-livre, em dias de sol.

Água e sódio

Durante a atividade física, seu corpo perde muito líquido através do suor, afinal a forma que ele encontra para manter a temperatura a 37 graus é evaporar água através da pele. Por isso, durante um exercício intenso, como pedalar, nadar ou jogar vôlei, noventa por cento da água que você gasta é eliminada através do suor. Além disso, a água também interfere em outros mecanismos muito importantes, como transportar oxigênio para os músculos através dos glóbulos vermelhos do sangue, eliminar o dióxido de carbono pela respiração e regular a pressão arterial para o bom funcionamento do coração e da circulação. O suor é composto por água (em 99 por cento), alguns nutrientes, principalmente sódio e cloro, e, em quantidades muito pequenas, potássio, magnésio, cálcio, ferro, cobre e zinco. Qual é a melhor forma de repor esses nutrientes em poucos minutos?

Como hidratar-se

A nutricionista Marcia Onzari garante que a água pura não é a bebida ideal quando se necessita repor líquido com rapidez e por completo e enfatiza que o ingrediente essencial que deve estar presente numa bebida de reidratação é o sódio. Além disso, acrescentar açúcar à bebida melhora o sabor e ajuda o organismo a assimilar a água e o sódio com mais rapidez. Outro conselho da especialista é consumir os líquidos frios ou gelados, porque assim a absorção da água acontece mais rapidamente. Também é preciso descartar os refrigerantes, as bebidas que contêm cafeína ou álcool (por causa do efeito diurético) e os sucos de frutas ácidas (laranja, limão, etc.) Uma forma prática de ficar bem hidratada nos dias de atividade física é tomar água fresca, em pequenos goles, antes e durante os treinos. E também consumir bebidas esportivas, como as isotônicas, que são preparadas com os ingredientes ideais para hidratar o seu organismo em poucos minutos.

Como podemos ver, hidratar-se é muito importante em qualquer época do ano, mas, devemos ter atenção especial agora que estamos  do verão.

texto de: Aline Pereira Muniz

Fonte: www.discoverybrasil.com

Qualidade de Vida

O termo qualidade de vida, de fato, tem sido muito utilizado ultimamente, mas não há consenso sobre sua definição. Cada um tem o seu ideal de qualidade de vida por conta dos objetivos individuais de cada pessoa

Qualidade de vida é quase um chavão hoje. Nos textos e nas conversas, ela aparece como afirmação que dispensa explicações: quem escreve ou fala tem a certeza de que quem lê ou ouve sabe do que se está falando. Acontece, porém, que quem lê ou ouve pode estar pensando em coisas totalmente diferentes.

Muitos são os fatores que influenciam na qualidade de vida e os mais importantes dependem de cada um de nós, da nossa visão do ideal, da nossa herança familiar e cultural, da fase da vida em que estamos da nossa expectativa em relação ao futuro, das nossas possibilidades, do ambiente, da visão que temos do mundo e da vida, dos nossos relacionamentos, etc.

É claro que existem certas condições básicas, como:

Ter o que comer, morar, saúde, liberdade de escolha… Quando elas não existem, tornam-se prioridade número um e não há muito o que discutir.

Vivemos no mesmo espaço e nossas vidas constituem-se de trocas cotidianas. Como seres sociais, queremos e precisamos do auxílio de outras pessoas no processo de construção da vida particular e grupal, etc.

E sendo a liberdade uma das características no processo felicidade/qualidade de vida, como posso ter qualidade de vida se necessito conciliar e integrar a minha vida com a vida de outras pessoas?

Leonardo Boff, falando sobre este dilema, afirma que a característica principal dessa integração é a cultura da solidariedade, que envolve:

Valores: gratuidade, reciprocidade, cooperação, compaixão, respeito à diversidade, complementaridade, comunidade, amor.

Princípios: autogestão, respeito à diversidade / complexidade, convivência solidária com a natureza e cuidado com o meio-ambiente, democracia, descentralização / desconcentração do poder, das riquezas, dos bens…

A verdade é que, considerando a máxima que “…a única coisa permanente é o constante processo de mudanças…”, precisamos estar sempre nos reposicionando e perguntando:

  • Estou sendo feliz no que faço (trabalho, lazer, vida familiar, etc …)?
  • Meus objetivos/planos/metas ainda são válidos para as atuais condições?
  • Do que tenho aberto mão em função das atuais opções?
  • O que estou fazendo para que outras pessoas também tenham mais qualidade de vida?
  • O que posso fazer para ser mais feliz na diversas dimensões da vida?

Estes questionamentos, obviamente, não devem tornar-se um “pesadelo”, mas parte natural de um constante processo de desenvolvimento humano, fazendo da vida algo muito sagrado. A qualidade de vida é uma busca pessoal e social. Busca que deve ser constantemente reavaliada e reajustada.

A questão central é que precisamos fazer alguma coisa, “não deixar para amanhã tudo aquilo que gostaria de fazer, posso fazer e tenho condições de fazer hoje”. Temos a tendência de achar que viveremos eternamente e que, portanto, podemos adiar, mesmo as coisas boas. Não adiemos as coisas boas. Qualidade de vida tem algo de “aqui e agora”, e algo que poderíamos chamar de “planejar o futuro”.

Robson Santarém, da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas do Rio de Janeiro, afirma que a qualidade de vida deve iniciar por algumas perguntas:

  • Qual o sentido da vida?
  • Quais valores estão presentes em nossa vida?
  • Que prazer, que paz, que harmonia, que felicidade, que vida é esta afinal?
  • Que herança se pretende deixar para os filhos: imóveis, bens, investimentos ou o orgulho de ter sido uma pessoa íntegra?

Pela profundidade das respostas certamente encontraremos pessoas mais livres, mais equilibradas e felizes. A amabilidade e atenção, o cuidado e a cooperação, o entusiasmo e o senso de humor, a paixão e a lealdade, a humildade e a vergonha, a serenidade e determinação, a ética, a justiça e muitas outras virtudes precisam estar presentes na vida do dia-a-dia. Isto, sim, é qualidade de vida!

Depois de ler esse texto podemos refletir um pouco sobre a nossa vida para a ajuda neste site:

http://sitededicas.ne10.uol.com.br/teste_quavida.htm temos um questionário simples que você começa a refletir sobre esse assunto.

Texto de Mauri Heerdt

Postado no site: http://www.pime.org.br/missaojovem/mjecologiavida.htm

Bem vindos

Bem vindos ,

Sou Tiago André Bauch, Educador Fisico.  Minha historia com o esporte  começou com meu primeiro mês de vida, conheci o ‘mundo submerso’ e de lá nunca mais saí. Foram 12 anos de treinos diários, muitas competições e muita experiência em minha bagagem.

Meu objetivo com esse blog é postar noticias sobre o mundo dos esportes, estudos recentes sobre atividade física, desvendar mitos e verdades, abrir espaço para profissionais da área poderem interagir com o blog e muito mais.

Sou formado pela Universidade de Ribeirão Preto e especialista em Bioquímica Fisiologia , Nutrição e Treinamento Desportivo pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente trabalho com aulas de natação em duas academias em São Paulo , em minhas dinâmicas consigo envolver desde a criança em suas primeiras braçadas, até mesmo o a terceira idade em aulas de hidroginástica.