Monthly Archives: Agosto 2012

Ministro da Saúde e ABIA assinam novo acordo para redução de sódio na alimentação

 

 

ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), Edmundo Klotz, assinam nesta terça-feira (28), o terceiro acordo para redução da quantidade de sódio dos alimentos industrializados.

A iniciativa faz parte do Plano de Ações Estratégicas para o Enfretamento das Doenças Crônicas Não transmissíveis (DCNT). O sal é considerado um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento da hipertensão arterial.

Fazer exames anualmente ajuda a monitorar a saúde e prevenir doenças

O endocrinologista Alfredo Halpern e a cardiologista Denise Hachul alertam que o peso não é a melhor referência de saúde. Glicemia, pressão, colesterol, IMC e cintura também ajudam a monitorar.

Ser gordinho não é apenas um problema estético, mas também de saúde. Apesar de ser importante monitorar o peso, isso não é suficiente para avaliar o estado de saúde. Fatores como o tamanho da cintura, a taxa de glicose no sangue, a pressão arterial, o colesterol e o IMC (Índice de Massa Corporal) também são importantes para indicar se o paciente está bem.

Para monitorar a saúde, é ideal conferir esses números todos os anos e fazer exames. Mas no caso de pessoas que já têm algum desses fatores alterado, é preciso conversar com o médico e adotar um novo estilo de vida para alterar esse quadro.

Algumas pessoas foram monitoradas durante todo esse tempo e passaram por mudanças e adaptações para melhorarem a qualidade de vida. O paulistano Paulo, de 45 anos, começou com o maior IMC entre todos os participantes: 37,1. Perto de atingir a obesidade mórbida, ele resolveu mudar o seu estilo de vida. Ele passou a ir e voltar do trabalho de bicicleta e reduziu a quantidade de doce. Segundo a cardiologista Denise Hachul, o IMC ajuda a identificar o peso o risco para doenças como obesidade, diabetes e problemas no coração.

O Paulo também tem problemas com o colesterol, assim como a Lucirene, de Goiânia, que descobriu que seu colesterol ruim estava um pouco alto. Isso pode causar problemas cardíacos, como o infarto. Mas, em muitos casos, só a mudança na alimentação já ajuda a resolver. A Lucirene, por exemplo, trocou o milk-shake pelo leite de soja, o que ajudou bastante na redução do colesterol ruim.

O endocrinologista Alfredo Halpern alertou que o colesterol alto não apresenta sintomas, e caso o quadro se agrave, pode causar problemas arteriais. Com um simples exame de sangue, esse número pode ser avaliado e tratado, no caso de alguma alteração.

Outra participante, foi a Rosângela, de 36 anos. Por causa da hipertensão, ela se sentiu vulnerável e passou a temer a própria vida. A pressão alta é um fator de risco para doenças cardíacas e deve ser medida nas consultas médicas. Esse problema também atinge o filho mais novo dela e, segundo os médicos, pode ser hereditário.

A Rosângela e o Paulo têm pré-diabetes, um problema da Rosineide, de Fortaleza, outra participante da série. É importante saber que o quadro de pré-diabetes é reversível, mas a diabetes não. Apesar do marido da Rosineide ser diabético, a alimentação na família é cheia de carboidratos, que têm açúcar, e não devem ser consumidos em excesso.

A única maneira de reverter essa situação é diminuir o tamanho da cintura, um dos importantes indicadores de saúde. A última participante da série, Adriana, começou o projeto com a cintura com 94 cm, 14 cm a mais do que o limite para mulheres. Mas, com a alimentação, ela conseguiu diminuir esse tamanho e chegou aos número ideal, 80 cm.

Outro problema da Adriana é que ela tem histórico na família de hipertensão e isso é um alerta para que ela redobre os cuidados e mantenha a pressão controlada. O histórico familiar é uma pista importante que ajuda a prevenir problemas, então é bom prestar atenção principalmente nos pais e avós para evitar doenças cardiovasculares e crônicas, como a obesidade, a diabetes, o colesterol alto e a hipertensão.

Fonte : http://www.educacaofisica.com.br/index.php/voce-ef/98-saude-bem-estar/23305-fazer-exames-anualmente-ajuda-a-monitorar-a-saude-e-prevenir-doencas

 

Dieta aliada a treino é a base para emagrecer com saúde

por Tiago Andre Bauch

Uma dieta saudável, com alimentação antes, durante e depois da atividade física é um dos fatores responsáveis pelo emagrecimento, melhora da performance e recuperação muscular.

Correr é uma atividade com alto gasto de energia e uma boa opção para quem quer perder gordura. Mas, é preciso atenção à alimentação, pois ela é a base para emagrecer com saúde. Uma dieta com menos calorias ingeridas do que gastas é o ideal para perder peso. Porém, as muito restritivas ou com pouco carboidrato podem promover perda de massa muscular, comprometer o rendimento, possibilitar surgimento de lesões e o aumento na produção de radicais livres.

O treinador Tiago Andre Bauch da MOVE UP Assessoria Esportiva de Piracicaba comenta que um erro comum é utilizar regimes genéricos e imediatistas para secar muito rápido. “As pessoas pensam que se não comerem vão conseguir emagrecer mais rápido sendo que essa informação é errada, pois o corpo precisa de um a alimentação saudável para a pratica desportiva e conseqüentemente a perda do peso corporal.

Dependendo da intensidade do treino é sempre importante ficar atento as fontes de carboidratos com índice glicêmicos variados, porque para cada tipo de intensidade de treinamento o corpo pede mais energia, alem disso é sempre importante a ingestão de alimentos de 30 a 60 minutos antes do exercício.

Ao longo do dia, a alimentação deve ser feita com regularidade, com refeições principais, lanches nos intervalos e não esquecer de ingerir água. Treinar com fome é sinal de falta de nutrientes, o que muitas vezes não se trata de falta de comida. É sinal de que se está sem energia ou com energia inadequada. Aí os músculos serão utilizados, ao invés da perda de gordura e emagrecimento.

Uma dieta com alimentos energéticos na medida certa gera perda de gordura sem que a performance seja afetada e ainda auxilia na recuperação adequada após o treinamento.

Falta de exercício físico reduz expectativa de vida em até 10 anos

Por Tiago Andre Bauch

A falta de atividade física pode reduzir em ate 10 anos a expectativa de vida, por isso amigos do MOVE UP Esportes, façam exercícios, seja ele uma caminhada de 25 minutos. Agora as pessoas que já se exercitam reduzem em ate 50 % de chance de desenvolver doenças crônicas como câncer diabetes e problemas cardiovasculares. PARABENS para os que já se exercitam! Por isso, já estão dizendo que o exercício físico é a ferramenta mais eficaz na epidemia mundial:A OBESIDADE

Segundo um especialista em saúde: “Cinco intervenções no estilo de vida podem reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo dois em até 90%: não fumar, ter um consumo moderado de álcool, comer cinco porções de frutas e vegetais, fazer pelo menos 150 minutos de exercícios físicos por semana, equivalente a meia hora por dia, e ter um peso adequado”, explicou Dupley

O exercício e os cuidados com a alimentação são as melhores formas de combater os problemas associados ao ganho de peso. “O controle inadequado do balanço energético é provavelmente a principal causa de obesidade que afeta a América Latina”, disse o Fernando Lavalle,também pesquisador. Segundo o pesquisador da Universidade de Sonora, Mauro Valencia, o gasto energético total de um indivíduo está determinado pelo gasto do próprio metabolismo, o efeito termogênico dos alimentos e o gasto pela atividade física que é o mais variável.

“Um dos fatores determinantes no ganho de peso da população nos últimos anos é o aumento do consumo de ingestão de gordura, e não de carboidratos e açúcares, já que as gorduras têm um maior impacto no desequilíbrio de energia”, defendeu Eric Ravussin, diretor do Centro Biomédico Pennington de Pesquisa em Nutrição sobre Obesidade da Universidade do Estado de Louisiana. Segundo o especialista, o metabolismo do corpo humano funciona de forma diferente para carboidratos e gorduras. Enquanto os primeiros vão para o fígado, e servem para proporcionar energia ao músculo esquelético, as gorduras praticamente servem para desenvolver o tecido adiposo levando ao aumento de peso e medidas.

baseado no texto:http://www.educacaofisica.com.br/index.php/ciencia-ef/canais-cienciaef/fisiologia/23262-falta-de-exercicio-fisico-reduz-expectativa-de-vida-em-ate-10-anos

Fita Adesiva na recuperação de lesões

kinesio-taping-atletas-garantem-eficacia

A fita adesiva tem se tornado peça fundamental no arsenal de equipamentos utilizados na recuperação dos jogadores.

O lateral-direito Marquinho, do Náutico, resume: “A Kinesio faz muita diferença, mas não é remédio”. “Quando está com o músculo preso, ela ajuda a alongar e acaba dando até mais confiança em que está voltando de contusão”, acrescentou o atleta, que se diz impressionado com a elasticidade do material.

O volante Memo é outro que também se tornou um adpeto da fita. “Sempre uso no local que está dolorido porque ajuda a contrair o músculo e evitar uma lesão mais grave”, afirmou o atleta do Santa Cruz, que utiliza a Kinésio desde a Série D do Campeonato Brasileiro do ano passado.

No Sport, o volante rubro-negro Rivaldo ainda não teve a oportunidade de usar a “segunda pele”. Apesar disso, ele não guarda qualquer tipo de preconceito. A sua postura, porém, diverge de alguns companheiros. Segundo o jogador, muitos atletas desconfiam da fita. “Isso é algo que tem crescido no futebol. Muitos fisioterapeutas já recomendam, mas tem muita gente que desconfia. Ainda não usei porque não foi necessário. Mas, se vier a precisar, eu uso com certeza”, disse.

Características da Kinesio Taping

Material: algodão
Elasticidade: aumenta até 40% do tamanho
Tempo de duração: fica preso na pele até sete dias
Valor médio: R$ 45 (rolo com cinco metros)
Times que usam no Brasil: Corinthians, Santos, Vasco e Fluminense

Indicação

– Tendinite
– Lesão muscular
– Estabilizar articulação
– Drenagem
– Redução de edema
– Relaxamento muscular

Contraindicação

– Pele com ferida exposta
– Alguns idosos e recém-nascidos
– Cuidado com a tensão aplicada na fita com lesões na fase inflamatória

Lista Esportiva – 5 esportes diferentes

Tamboréu

Esse esporte nem  é tão desconhecido assim principalmente na Baixada Santista sua “terra natal”. O esporte nada mais é que um tênis. Só que ao invés de raquetes usa-se uma espécie de pandeiro de madeira e couro. Originalmente jogado nas praias de Santos e região é muito popular entre a população idosa. Com o passar do tempo e consequente popularização, ganhou o estado passando a ser jogado também em quadrascobertas de saibro. Em 2010 participou como modalidade extra dos Jogos Abertos do Interior.

Lacrosse

Famoso nos EUA e Canadá, esse esporte volta e meia aparece em algum film e ou seriado juvenil. Jogado em um campo quase tão grande quanto o de futebol, com gols parecidos com os usados no Hóquei de Grama e uma bola parecida com a usada no tênis, tem como objetivo a marcação dos gols. Só que para isso deve se usar um bastão com uma cesta em seu extremo. Ou seja fazendo uma analogia bem ruim seria um hóquei jogado com a bola no ar. Apesar de parecer um jogo um tanto quanto idiota, os encontrões são quase tão violentos quanto num futebol americano.

Kabaddi

Originária na Índia, popular no sudoeste asiático (Índia, Bangladesh, Paquistão) e Oriente Médio, é uma arte marcial coletiva que traz conceitos do budismo, yoga e meditação. Um pouco confusa de entender mas aparentemente “fácil” de se jogar, ela tem várias versões. A olímpica e as roots :D. A versão “olímpica” é jogada por duas equipes de 7 jogadores/lutadores cada. Jogada em turnos, cada equipe envia por vez um “invasor” para a área adversária. O objetivo do invasor é tocar em algum jogador (com a mão ou o pé) do time adversário e voltar para a sua área. O objetivo dos defensores é impedir que o invasor faça isso. Cada vez que o invasor consegue tocar e voltar para sua área o defensor tocado sai do jogo. Se o invasor for pego pelos defensores e derrubado, além de sofrer o famoso montinho ele também sai do jogo. Ah, e o invasor não pode respirar enquanto “ataca”. Confuso? Veja o vídeo com a final no último Jogos Asiáticos.

Sepaktakraw

Também popular no Sudoeste Asiático (Laos, Cambodja, Tailândia, Vietnã, Filipinas e Cia Ltda) é na minha opinião um dos esportes mais difíceis de se praticar. Jogada em uma quadra mais ou menos parecida com a do Badminton, é um tipo de vôlei+futevôlei+artes marciais. O objetivo do jogo é passar uma bolinha pequena feita de material sintético para o outro lado da quadra. Se a bolinha cair acaba-se a disputa do ponto. A diferença é que não se usam as mãos e braços. Cada equipe pode realizar até 3 toques antes de devolver a bola para o outro lado sendo que o mesmo jogador pode realizar os 3 toques. O interessante é saber que o Brasil tem praticantes nesse esporte e que se destacam internacionalmente. Fruto é claro da influência que a Capoeira e o Futevôlei tem nesse esporte. Fique com o vídeo da final do último Jogos Asiáticos.

Quadribol

Esporte bastante popular entre os bruxos, tem como Bulgária, Irlanda e Inglaterra suas principais forças. Jogado por 2 equipes (que podem ser mistas) de 7 membros cada (3 artilheiros, 2 batedores, 1 apanhador e 1 goleiro) cada qual em sua vassoura voadora possui 3 tipos de bolas: 1 gole, 2 balaços e 1 pomo de ouro. O objetivo do jogo é marcar o maior número de pontos (cada gol equivale a 10 pontos). Para isso os artilheiros tem que jogar a gole em algum dos 3 arcos adversários. O goleiro e os artilheiros são os únicos que podem segurar a gole. Os batedores, assim como zagueiros, tentam manter os artilheiros longe dos seus aros rebatendo os balaços na direção adversária (para isso usam tacos). O apanhador tem como único objetivo apanhar o pomo de ouro, uma minúscula bola que se move rapidamente pela área de jogo. A captura do pomo de ouro além de indicar o final da partida dá para equipe 150 pontos. Há relatos de jogos que duraram dias.

E no mundo dos trouxas? Desde 2003 fãs de Harry Potter tentam adaptá-las para os chãos. Possuindo uma liga mundial e campeonatos com equipes do mundo inteiro, o esporte lembra um pouco rugby e handebol. Jogado em um campo oval, os artilheiros tem que marcar os gols arremessando as goles nos aros adversários. O goleiro só pode ficar na área dele tentando impedir os gols. Os batedores com os balaços (são 3) tentam acertar os adversários e nocauteá-los (aí entra uma regra trouxa especial com os efeitos que um nocaute resulta). E os apanhadores ficam correndo atrás do gomo de ouro que nada mais é que um jogador neutro (vestido de amarelo) que possui preso na parte de trás da cintura uma bola. Assim que um apanhador conseguir capturar o pomo de ouro o jogo acaba. Ah, e cada jogador tem que “andar” com uma vassoura. Já há quem pleitei-o como esporte exibição nos Jogos de 4304 em Caraguatatuba.

Carboidratos: tomar ou não?

por Tiago Andre Bauch

A grande duvida dos atletas amadores é essa, quando, em que momento é melhor tomar a suplementação de carboidratos. Antes de responder essa pergunta é bom enfatizar na alimentação. De que vale você suplementar uma alimentação irregular?

Todos sabem a tal da pirâmide de alimentos ela propõe a mostrar de forma clara e objetiva como alcançar as necessidades de calorias e nutrientes da população utilizando seus alimentos habituais, tornando-a, assim, prática e flexível. Todos os momentos das refeições têm que ser certos: No café da manha, um café balanceado e não só uma xícara de café, no almoço tem que ter bastante verdura e legumes e também um parte de proteína e carboidratos, na hora do jantar, não é legal ir dormir de barriga cheia, de um tempo de uma ou duas horas antes de dormir.

O nutriente é essencial para manter uma boa resposta imunológica do organismo e ajudar a recuperar os estoques de glicogênio muscular.

Os carboidratos normalmente constituem em 50% de uma dieta por oferecerem energia mais rápida para o organismo, pois possuem uma digestão e absorção mais rápida e simples em comparação com outros nutrientes.

Pensando nisso é importante verificar qual o tempo da sua atividade física antes de tomar sua suplementação, também é importante ficar atento se é necessário.

Exemplos de carboidratos:

Cereais, pães, farinhas, mandioca, batata, doces, massas em geral entre outros

Exemplos de suplementação de carboidratos:

Maltodextrina, dextrose, bebidas energéticas, energéticos em Gel entre outros

 

Câimbras e exaustão podem ser consequências da falta de líquido durante a atividade física

A importância da ingestão de líquido para a sobrevivência humana já é de conhecimento geral. Porém, o que muitos não sabem é que quando se sente sede, a pessoa já se encontra em um estado de desidratação que equivale a 2% do peso corporal. A questão é ainda mais preocupante quando se pensa na hidratação durante atividade física.

A desidratação não é somente a perda água, mas minerais que são importantes para continuar qualquer atividade física. Sabe-se que durante o exercício intenso em clima quente e úmido, é possível eliminar através até 1 litro por hora pelo suor, podendo atingir níveis elevados de até 2,8 litros. Os indivíduos mais propensos à desidratação são os atletas, no entanto, todas as pessoas devem estar atentos às consequências causadas pela falta de água.

Alteração de todos os processos metabólicos, comprometimento das funções vitais do organismo, da perfomance e redução da capacidade de recuperação, fadiga, câimbras e até infarto, são algumas das consequências da falta de líquido corporal. Isso acontece porque durante a prática de exercícios o corpo produz até 20% mais calor do que durante o descanso, sobrecarregando todo o organismo e suas funções.

Por isso é sempre importante ter uma ingestão de líquido durante a atividade física para se prevenir contra esses problemas que a falta de liquido pode causar. Ainda por cima pensando que a estação mais quente do ano esta chegando por isso ainda é mais importante ficar atento a tudo isso.

Dicas de Começo da Semana

Quando se esta fazendo alguma atividade física é muito importante estabelecer objetivos e prazos, para que sua aula ou treino não fiquem jogados.Para que você tenha mais periodicidade nos seus treinos darei algumas dicas interessantes para que você não perca o seu foco.

  • Saúde Mental- Sempre esteja focado no seu objetivo seja ele emagrecer ou ganhar massa, ou conseguir terminar uma prova de corrida seja qual for a quilometragem.
  • Alimentação e hidratação- não tem como não se alimentar bem e ter a saúde nota 10 quando se esta querendo alcançar um objetivo alem disso sempre é importante ficar atento com a hidratação do nosso corpo durante a atividade física.
  • Controle de lesões- sempre fiquem atento as mudanças no seu corpo, qualquer dor estranha ou contusão durante aquela “pelada “no final de semana é sempre importante ficar atento e fazer os exames necessários para não ter problemas maiores.
  • Um treino planejado – se sua meta maior esta muito longe de ser atingida faça com que seu professor tenha objetivos menores a serem atingidos para que depois o objetivo maior seja alcançado.

Essas ao algumas dicas que você pode começar a por em pratica a partir de hoje

Boa semana a todos

Musculação reduz risco de diabetes tipo 2 independentemente da prática de exercícios aeróbicos

Uma boa noticia para as pessoas que fazem musculação, esse tipo de atividade física reduz os riscos de diabetes tipo 2. Segundo um estudo dos EUA, já se sabe que exercícios aeróbicos ajudam na prevenção da diabetes, quando os dois tipos de exercícios são unidos ainda é melhor ainda.

No entanto, de acordo com a pesquisa, feita na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a probabilidade de não desenvolver a condição é ainda menor quando os dois tipos de atividade — muscular e aeróbica — são associadas. As conclusões desse trabalho foram publicadas nesta segunda-feira no periódico Archives of Internal Medicine.

Ao longo de 18 anos, os pesquisadores acompanharam 32.000 homens, analisando características como prática de atividade física, sedentarismo, hábitos alimentares, tabagismo e consumo de álcool, além de se os participantes tinham casos de diabetes na família. Nesse período, 2.278 voluntários foram diagnosticados com diabetes tipo 2. Os resultados dessa pesquisa mostraram que a prática de atividades que envolvam o fortalecimento muscular, como a musculação, durante 150 minutos por semana, diminui as chances de uma pessoa ter diabetes tipo 2 em até 34% em comparação com não praticar nenhum tipo de exercício. Essa redução ocorreu mesmo com treinos de menor intensidade. Por outro lado, a associação entre esse tipo de exercício com algum outro aeróbio reduz esse risco em até 60%.

“Até agora, as outras pesquisas indicaram que as atividades aeróbicas são de grande importância para a prevenção da diabetes tipo 2. Porém, muitas pessoas têm, por diversos motivos, dificuldade em aderir esse tipo de exercício. Nosso estudo sugere que a musculação pode ser uma alternativa para as atividades aeróbicas para aqueles que buscam se prevenir da doença”, diz Andres Grontved, coordenador do trabalho.

fonte : http://www.educacaofisica.com.br/index.php/fitness/canais-fitness/musculacao/23120-musculacao-reduz-risco-de-diabetes-tipo-2-independentemente-da-pratica-de-exercicios-aerobicos