Monthly Archives: Outubro 2012

Musculação auxilia no tratamento de Parkinson

Já foi o tempo que a musculação era tida como “coisa de bombado “ já foi comprovado que a musculação auxilia em varias doenças e por incrível que parece para a terceira idade a musculação é muita bem vinda, como eu já foi postado aqui no blog o Parkinson é uma doença que atinge 1% da população acima de 65 anos aqui no Brasil, a pessoa fica com rigidez muscular desequilibrada e tremores, saiu um estudo nos EUA que mostra a melhora de pacientes que tem Parkinson com o auxílio da musculação.

Durante dois anos, 48 pacientes foram submetidos a exercícios de resistência duas vezes por semana. Após esse período, eles relataram grande melhora na coordenação motora. “Nosso palpite é que o esforço muscular produzido na academia ativa e modifica as áreas cerebrais comprometidas pelo distúrbio”, especula o neurocientista Daniel Corcos, autor do trabalho. Por outro lado, o pesquisador alerta: tenha cuidado com os excessos, porque eles até exacerbam as consequências do Parkinson.

Mantendo o equilíbrio Portadores dessa enfermidade geralmente têm algum grau de descoordenação motora. Para compensar a deficiência, uma saída são as práticas com foco no balanço corporal, como ioga ou tai chi chuan, que ajudam a prevenir quedas, freqüentes nesse grupo de pessoas.

A importância do alongamento Atividades que estimulam a flexibilidade aplacam a rigidez muscular. Quanto mais alongadas estiverem as fibras que compõem os músculos, maior será a movimentação da articulação por ele comandada. Com isso, fica mais fácil caminhar, segurar um objeto qualquer, escrever um texto e assim por diante.

Baseado:http://www.educacaofisica.com.br/index.php/fitness/canais-fitness/academias/23820-musculacao-auxilia-no-tratamento-de-parkinson

Beber leite integral ajuda a perder gordura abdominal

O leite integral contém maior concentração de ácidos graxos que o desnatado.

Na hora de fazer dieta, é comum que algumas pessoas substituam o leite integral pelo desnatado, mas acredite, essa troca não vale a pena. Isso porque, de acordo com especialistas, a bebida integral possui substâncias que ajudam a perder a gordurinha abdominal.

Uma pesquisa da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mostrou que o leite integral é mais eficiente do que o desnatado para reduzir os centímetros da barriga. Isso porque ele tem uma maior concentração de ácidos graxos insaturados e alguns saturados, conhecidos como “gorduras boas”.

Para conseguir os resultados desejados, porém, é preciso consumi-lo com moderação. Segundo a equipe de nutrição do Oba Hortifruti, o leite pode auxiliar na dieta se for ingerido na quantidade indicada. O ideal é de duas a três porções por dia, dividindo entre leite e seus derivados. Por exemplo, tomar um copo de leite no café da manhã, uma fatia de queijo no lanche e um copo de leite antes de dormir.

Além de proteínas e minerais, o leite também tem vitamina A, que mantém a normalidade da visão e da pele, e a D, que ajuda na absorção do cálcio e influencia no fortalecimento dos ossos.

Empresas se unem para emagrecer funcionários

Grupo formado por 12 marcas quer monitorar fatores de risco dos funcionários, entre eles a obesidade, e diminuir gastos com saúde.

Uma associação formada por 12 empresas brasileiras foi oficializada nesta terça-feira (25), com o objetivo de reduzir a obesidade, controlar o colesterol e melhorar a pressão arterial dos funcionários.

O grupo, batizado de Aliança para a Saúde Populacional (ASAP), vai mapear os fatores de risco entre os trabalhadores e criar políticas preventivas de doenças crônicas, como diabetes , câncer , infarto , acidente vascular cerebral , depressão e dependência química.

Até o final do ano, a meta é envolver outras 30 empresas nacionais, totalizando 42 associadas. O diagnóstico inicial, feito por médicos do trabalho que já atuam no meio corporativo e são também idealizadores da ASAP, é de que o excesso de peso e o colesterol alto são as demandas mais emergenciais a serem atacadas.

Isso porque, além de numerosas entre os trabalhadores de todos os setores, essas condições de saúde estão entre os principais gatilhos das doenças que mais afastam os funcionários dos postos de trabalho.

No último levantamento feito pelo Ministério da Saúde, o cenário encontrado com a população adulta do País é preocupante. Os pesquisadores constataram que 90% da mão-de-obra brasileira é de sedentários, 48% convivem com excesso de peso e só 15% consomem a quantidade ideal de frutas, legumes e hortaliças. Além disso, 22% dos maiores de 18 anos são fumantes e 16% ingerem bebida alcoólica de forma nociva.

As pesquisas empresarias já existentes dão conta de que 20% dos riscos de doença dos trabalhadores advêm do ambiente profissional e 50% são provocados por hábitos de risco. Por isso, o primeiro passo da associação será mapear os indicadores de saúde dos funcionários, dividir os trabalhadores em grupos de risco e mensurar a efetividade dos programas das empresas na redução de faltas, na diminuição dos custos e na melhora do ambiente corporativo.

Fábio de Souza Abreu, diretor da Axismed e eleito presidente da ASAP, avalia que o perfil de cada empresa exige atuação diferente dos empregadores. Uma empresa de telemarketing, em que a maior parte dos funcionários é jovem e mulher terá indicadores e demandas distintas de uma fábrica onde atuam homens de meia-idade, exemplificou Abreu.

“Mas em todas as circunstâncias, conforme já definiu em 2006 o Fórum Econômico Mundial de Davos, o ambiente de trabalho é o mais indicado para promover saúde, não só por uma questão financeira mas por uma questão de responsabilidade social.”

Restaurantes e escadas

Além de montar um banco de dados com as informações de saúde dos trabalhadores e criar índices de custo/benefício dos programas de saúde no trabalho, outra meta da Aliança é disseminar, por meio de workshops, estratégias exitosas de programas corporativos de bem-estar.

Melhorar a qualidade nutricional dos refeitórios empresariais, incentivar o uso das escadas em vez dos elevadores e reservar tempo no expediente para a prática de exercícios estão entre as diretrizes já elencadas pelo grupo como táticas para emagrecer os funcionários e melhorar a saúde.

Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/gestao/canais-gestao/academias/23627-empresas-se-unem-para-emagrecer-funcionarios

Fazer atividade física sem orientação pode comprometer a saúde

por Tiago Andre Bauch

Todos querem ficar em forma e ficar em forma para o verão, o problema é que muitas pessoas não são assistidas por um educador físico.O que seria um benefício pode se tornar um risco à saúde, pois quando o exercício físico é praticado sem orientação nem sempre o resultado é o esperado.

Muitas vezes, ao se exercitar sem a orientação de um profissional, a pessoa pode exceder os limites do corpo, não se alimentar de forma correta, trajar roupas inadequadas. Em alguns casos, pessoas cardíacas fazem exercícios incorretos, correm um risco maior ainda, além de causar também lesões musculares.

Em uma academia da cidade 70% dos alunos procuraram atividades para ficar em forma e 30% por orientação médica. Foi o caso do comerciante Ceniro Coelho, que fez uma cirurgia no joelho e, agora, tenta se recuperar. “Quando a gente faz exercícios físicos a gente levanta com mais disposição. Quem não faz exercício nenhum vai ficando enferrujado”, contou o comerciante.

Dependendo do horário a pista de corrida em Piracicaba fica lotada de gente correndo ou andando atrás de um objetivo, alguns caminham para o emagrecimento, outros para manter a boa pressão arterial. Colocar o corpo e a saúde em dia pode levar tempo ainda mais quando essa busca é feita sozinha. O aposentado Iraci Vicente de Oliveira faz exercício há 20 anos e nunca teve acompanhamento. “Eu já estou acostumado”, disse.

Tres Passos Para o Final de Ano

Por Tiago Andre Bauch

Outubro começou e com ele começa o final do ano, ultimo trimestre, neste período, as reflexões já começam a aparecer, o que conquistamos os amigos novos que fizemos, as metas que conquistamos e com o final do ano chegando vem no pensamento aquelas promessas de virada de ano que todos fazem. Lembra daquelas promessas, esse ano vou emagrecer 3 kg ou mais, esse ano vou fazer inglês, arranjar um namorado (a).

Vamos falar só da parte física. São três meses, 92 dias exatos, tem como conseguir chegar as suas metas nesse período de tempo? A reposta é SIM.

Para poder fazer isso, entre numa academia, acorde mais cedo e comece caminhando todos os dias no bairro em que mora, entre em alguma escolinha de esporte, faça parte de algum grupo de corrida ou caminhada, entre em alguma assessoria esportiva.Existem muitas opções de atividades físicas que podemos nos concentrar para poder chegar as metas.

Depois de escolhida a atividade física, pense em seus hábitos alimentares: pizzas, chocolates, batata frita, pratos cheios de comida sem necessidade, cerveja, tome cuidado com essas coisas boas da vida, elas podem trazer problemas como colesterol, diabetes, aumento de peso.

Portanto repense em sua saúde alimentar e procure diminuir esses abusos e aumente o consumo de cereais, frutas e alimentos integrais.

Depois de ter escolhido a atividade física vem à parte psicológica. Procure uma meta que seja alcançável e que traga a você um beneficio e faça você mais feliz. Para que no final desse ano na passagem de ano, aquele momento de fazer as promessas para 2013, você se sinta feliz por ter conquistado as suas metas do ano que passou e possa seguir em frente.

Diário

Pensando neste texto acima resolvi fazer um pequeno diário para dividir essa minha experiência com você leitor. Um pouco da minha historia: Eu sou educador físico e trabalho em uma academia na vila Rezende em Piracicaba, alem disso cubro férias de um amigo que faz ginástica laboral na Oji Papeis Especiais.

Essa semana resolvi mudar e focar mesmo na parte física para a diminuição de peso, estive por um ano e meio trabalhando em são Paulo e não conseguia treinar por que em são Paulo se trabalha muito e eu não tinha tempo para um atividade física. Conclusão : ganhei 10 kg e hoje estou com 94 kg e uma barriga sem igual!

Essa semana consegui regular os meus horários e posso fazer uma atividade física regular, hoje segunda feira treinei natação 3000 metros.

Toda segunda-feira estarei me pesando e postando a minha melhora, e todos os dias estarei postando o que fiz de atividade física durante o dia.